Técnicas de respiração que combatem a ansiedade e o nervosismo

by - agosto 09, 2017



Cada vez mais temos uma rotina intensiva em que a ansiedade e o stress surgem em força. Quando isso acontece, quer dizer que está na hora de relaxar um pouco. E para isso, nada melhor para relaxar, do que respirar. É muito mais eficaz e simples. A respiração pode ajudar a mantemo-nos mais calmos.
Existem 3 formas de respiração:

- Respiração básica: neste respiração o que temos de fazer é respirar lentamente. Este exercício deverá durar uns 5 minutos e deve ser feito pelo nariz. Para isso deves deixar a saída do ar durar mais tempo do que a da entrada. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave.

- Respiração diafragmática: aqui a respiração também deve ser lenta mas profunda e observa o próprio movimento.

- Respiração abdominal: se à noite estiveres com dificuldade em adormecer, deita-te na cama e com as luzes apagadas, coloca as mãos sobre o abdómen. Conta enquanto respiras. Inspira contando mentalmente até quatro e expira no mesmo ritmo mas sempre pelo nariz.

Outra técnica que existe é a alteração das narinas, ou seja, é respirar por uma narina de cada vez. Eu já experimentei esta mas, no meu caso, não resultou.
Isto é só um método que ajuda a combater a ansiedade. Claro que depois há outros, como beber chá de camomila, erva cidreira..., ouvir música, yoga, entre outros.


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22 comentários

  1. Essa das narinas nunca ouvi falar, mas se precisar vou tentar. Sou bem ansiosa então esses exercícios são ótimos pra isso, mas na hora do desespero quase nunca lembro x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

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    1. Estas técnicas ajudam imenso, espero que resultem contigo :)
      Beijinhos

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  2. eu tentei a de respirar por uma narina de cada vez mas não resultou a não ser que tapasse uma ahaha (não sei se era suposto fazer isto)
    o controlo da respiração ajuda-nos imenso mesmo!!
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

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    1. Sim é. A mim também não resultou lá muito mas as outras técnicas são muito melhores :)
      Beijinhos

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  3. Oh, que boa publicação. Aprecio tanto estes posts mais técnicos que me ensinam tanto. Tenho a certeza que, aplicando uma das respirações que nos apresentas, vou dormir bem melhor, ou pelo menos não custa tentar.
    Beijinhos, Ana. :)

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    1. Obrigada minha querida <3 Claro que te vai ajudar e se da primeira vez não resultar tenta na segunda :)
      Beijinhos

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  4. Que post fantástico, adorei as dicas. Não fazia ideia que a forma como respiramos fazia assim tanta diferença.
    Segui o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

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  5. Tens aqui excelentes dicas! Admito que não conhecia a técnica da alteração das narinas.
    Beijinhos, The Fancy Cats

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    1. Obrigada <3 É uma técnica pouco usada mas que para algumas pessoas ajuda para outras não.
      Beijinhos

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  6. Bons conselhos e dicas
    https://retromaggie.blogspot.pt/

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  7. Muuuuito obrigado, minha querida :D
    Sério?! Isso é ótimo. Significa confiança :D

    Engraçado, aqui há uns tempos, quando estive pior dos ataques de ansiedade, procurei imenso sobre técnicas de respiração e auto-controlo e não descobri nada. Hoje encontro este post maravilhoso que, na altura, ter-me-ia facilitado a vida :D
    Aprendi tudo isto com a psicóloga e realmente a respiração faz toda a diferença!

    NEW REVIEW POST | SYOSS: the best HAIR RESTORE SHAMPOO ever. ;o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

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    1. Obrigada meu querido <3
      Sem dúvida que a respiração faz toda a diferença.
      Beijinhos

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  8. Excelentes dicas :)
    Gostei muito do blog. Beijinho, Mary

    https://shimbalaiiee.blogspot.pt/

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  9. Por vezes sofro de ansiedade, é horrível. Tenho que experimentar.

    Beijinhos e já de agora segui o blog.

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  10. Hoje vou experimentar a respiração abdominal para ver se consigo adormecer mais rápido! ótimas dicas, já estou a seguir o blog :)

    Mil beijinhos,
    www.lifewithju.com

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  11. Quando estou ansiosa nunca me lembro de técnicas de respiração. Nem de nada! Mas vou tentar da próxima :)

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  12. Sofro de ataques de panico e é sempre bom ler estas coisas e aprender a me controlar!Adorei o post e já segui o blog!!
    REILLIZA ||| YOUTUBE LIFE

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