Como tomar decisões - It's by Me

quinta-feira, 9 de março de 2017

Como tomar decisões


Certas decisões definem o rumo da nossa vida. Quando tomamos uma decisão temos que escolher entre duas opções. Escolher, não é só decidir o que vamos ter, é decidir também aquilo que não vamos ter. O objetivo principal é optar sempre pelo que nos faz bem. mas sem sempre é assim tão fácil.

Se repararmos bem, estamos constantemente a tomar decisões. Sejam elas pequenas, como decidir o que comer ao jantar ou mais complexas, como por exemplo aceitar ou não uma proposta de trabalho. É certo que vamos perder alguma coisa e por vezes nem damos conta disso. É como se houvesse um modo piloto automático no nosso cérebro que cuida da maior parte desse tipo de decisões.
Por isso é importante entender como é que o nosso cérebro lida com certas decisões. E para isso, nada como saber de dois mecanismos principais para o cérebro que precisamos de compreender e controlar.

#Instinto
O instinto é a programação básica do cérebro, que visa única e exclusivamente a nossa sobrevivência. É o que nos dá vontade de comer, discutir...Nós seres humanos, conseguimos suprimir os instintos a nosso favor. Há situações em que o instinto é o único mecanismo adequado. Quando estiveres numa situação difícil e se não tiveres tempo para pensar, confia no teu instinto.

#Emoções
Acontece que o nosso cérebro tem um sistema que nos recompensa quando fazemos algo bom para nos mesmos. Por exemplo, quando comemos chocolate - este liberta dopamina, serotonina e diversas outras hormonas que causam prazer. Assim, codifica as experiências e lembra-nos o que causou prazer ou desconforto. Quando passamos por uma situação parecida com uma que já vivemos, o nosso cérebro aciona certas conexões e faz com que antecipe como nos sentimos da última vez e, de repente, uma decisão parece melhor que a outra. E a isso chama-se intuição. Isto é especialmente importante quando precisas de tomar decisões rápidas, mas, diferente dos instintos, em situações onde não corres risco de vida.

Claro que as emoções e os instintos só devem ser utilizados quando não tivermos tempo. Se tiveres tempo para pensar existe um outro mecanismo muito mais poderoso: a razão

#Razão
A razão permite que utilizes a lógica para fazeres as tuas escolhas. É um processo que acontece de maneira consciente, ou seja, tens que pensar sobre o assunto em questão e isso leva algum tempo. Uma decisão racional requer compares coisas e utilizes conhecimento prévio. Pode levar tempo, mas quase sempre resulta nas melhores escolhas.



Nunca te esqueças que a tua vida é o resultado das tuas escolhas. Tens que assumir as responsabilidades e isso vai levar-te para onde quiseres.

Sem comentários:

Muito obrigada por teres comentado no meu blog.
Qualquer dúvida ou questão será respondida diretamente no post. Também podes mandar um mail para itsanaaraujoo@gmail.com