4 dicas para ter uma boa noite de sono

by - março 14, 2017


O sono é o período de descanso e relaxamento não só do corpo, mas também da mente. Conseguir relaxar e dormir profundante é a chave para acordar na manha seguinte com disposição para o dia que nos reserva.
Contudo existem aquelas famosas noites em que não conseguimos dormir de jeito nenhum. Contamos carneirinhos, damos voltas e mais voltas na cama...e nada. Ou porque acordamos a meio da noite para ir à casa de banho e depois quando voltamos para a cama já não conseguimos mais pregar o olho, ou deitar e por mais que seja o cansaço, o sono que é bom nada. Há mais fatores mas estes são os mais comuns.

A importância de uma noite bem dormida é sentida quando as pessoas estão muito cansadas e o desempenho nas tarefas diárias não é como deveria ser. O sono suficiente traz também ansiedade, irritabilidade e impaciência, assim como diminui a concentração e parte da memória. Mas para isso não aconteça precisas de saber algumas dicas que são fundamentais para melhorar a qualidade do sono.


#1 Cria um ambiente propicio para dormir
O quarto deve estar com uma temperatura amena, ou seja, nem muito quente nem muito fria, também deve estar escuro e silencioso para criar uma atmosfera agradável e digna de uma boa noite de sono.

#2 Ter o próprio ritual para dormir
O nosso corpo funciona como se fosse um relógio. Se o programares para dormir, repetindo sempre os mesmos hábitos, o corpo vai entender que aquela hora é hora de descansar. Uma hora antes de dormir vai desacelerando. Toma um banho quentinho, bebe um chá ou leite morno, veste um pijama, lê um livro...encontra o teu ritual ideal.

#3 Não beber bebidas com cafeína 
Parece meio óbvio, mas conheço muita gente que bebe café à noite! Evita tudo que seja estimulante. E presta mais atenção aos chás, muitos têm cafeína, por exemplo, o chá verde.

#4 Evita o telemóvel antes de dormir
A luz do telemóvel (ou tablet) e as informações que recebes deles estimulam o cérebro  e faz com que este não esteja em modo de relaxamento. Estipula um horário para colocares o telemóvel de lado e deixa-o até a manha seguinte


Estas são só algumas dicas básicas. É importante referir e não é segredo nenhum, que ter uma boa noite de sono influencia demais a forma como encaramos o dia.



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4 comentários

  1. Algumas das dicas eu já as faço outras nem por isso
    mas adorei cada dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

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  2. Olá :) Gostei imenso do blog e já sigo! Ótimas dicas, eu bem tento evitar o telemóvel, mas é mais forte do que eu, ahaha!
    Beijinho, Ana Rita*

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    1. Obrigada querida :D Se aos poucos diminuíres o tempo em que estas no telemóvel vais ver que depois o consegues evitar.

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