Março 2017 - It's by Me

quinta-feira, 30 de março de 2017

Alguns hábitos matinais para aderires à vida
março 30, 20171 Comments

É impossível negar que uma rotina matinal é essencial e de extrema importância para o começo do nosso dia uma vez que ao começar o dia bem preparado e cheio de coisas boas, uma segurança é estabelecida e a probabilidade de se ter um dia incrível é bem maior.

Algumas pessoas já se levantam infelizes da cama por ter que acordar cedo e consequentemente começam o dia a reclamar e com um péssimo humor, sem esperar nada de bom do que vem pela frente. Outras levantam sempre atrasadas e precisam sair a correr para o trabalho?
Essas atitudes possuem um impacto enorme no nosso humor e nos nossos níveis de stress. Por isso, uma rotina pela manhã é muito importante.

➩ Acorda com a claridade
Eu tenho muita dificuldade em dormir com alguma claridade mas reparei que se houver luz no meu quarto logo pela manhã, fica bem mais fácil de acordar.
Para resolver este conflito de claridade da noite x dia, eu uso uma máscara de dormir. Quando acordo acabo sempre sem ela e quando o despertador toca, consigo levantar-me mais facilmente.

Toma o pequeno almoço com calma
Eu sei que muitas pessoas tomam o pequeno almoço no trabalho ou outras nem fazem essa refeição por causa da correria. Uma dica simples mas que te pode ajudar MUITO, é deixar a mesa do pequeno almoço pronta na noite anterior.

Gratidão pelo dia 
A partir do momento que te levantas  mentaliza-te coisas boas para o teu dia. Já repas-te que, quando uma coisa ruim acontece, outas coisas ruins acontecem de seguida? Parece um efeito dominó! Tudo começa quando derramas café na blusa, depois bates o dedo do pé na mesa e depois perdes o autocarro para o trabalho. Quem nunca passou por isto? Quanto mais pensarmos em coisas boas mais elas acontecem. O mesmo vale para as coisas ruins.

➩ Faz algo que gostes
Algumas pessoas optam por ouvir músicas durante o banho e isso funciona com uma injeção para animar o dia. Outras coisas muito benéficas que podem ser feitas para colocar o humor para cima são os exercícios, meditação, ou um hábito se encaixa melhor com cada estilo.


Estes são alguns hábitos que deixarão os teus dias consideravelmente melhores e mais produtivos!

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sexta-feira, 24 de março de 2017

4 maneiras de te manteres inspirada
março 24, 2017 3 Comments

Não podemos estar sempre à espera que a inspiração apareça. Às vezes é necessário ir até ela.
Mesmo que não tenhas um trabalho necessariamente ligado com a criatividade é muito importante manteres-te inspirada. Mas ter inspiração com a vida toda desorganizada não vai ser uma tarefa fácil Por isso é que o equilíbrio é muito importante para a nossa vida.

Se repararmos quando estamos inspirados tudo corre nas mil maravilhas. No trabalho temos uma boa ideia, conseguimos organizar a casa com mais foco, resolvermos os problemas do dia a dia com entusiasmo e no final, quando tudo estiver resolvido temos aquela sensação de dever comprimido.
A inspiração é essencial para o nosso bem estar e para não perdermos o foco podes seguir estes caminhos  para te manteres inspirada. São uns exercícios que se podem fazer diariamente, que só nos faz bem e deixam a rotina mais leve


↪ Cuidar da saúde - Parece óbvio mas muitas vezes com tarefas do dia a dia acabamos por nos esquecer da nossa saúde. Dormir bem, ter uma boa alimentação equilibrada, beber água e fazer exercício físico são pequenas coisas essenciais para nos mantermos mais dispostos e consequentemente mais inspirados. Beber água com limão todas as manhas vai proporcionar uma sensação de limpeza (se quiseres saber mais benefícios sobre beber água com limão clica aqui) Fazer exercício regularmente faz bem ao nosso corpo e para a mente.

↪ Planear o dia - Como disse, ter uma boa organização é meio caminho andado para tudo fluir da melhor maneira. Todas as manhas faz uma lista das tarefas que precisas de fazer para aquele dia. Isso vai permitir que deixes tudo em perspetiva e que tenhas foco. Quando estás a realizar uma tarefa à algum tempo, por exemplo, à mais de 1 hora, faz uma pausa de 5 ou 10 minutos para te distraíres. Assim quando retomares o que estavas a fazer as coisas vão correr com mais clareza. No final de cada dia, faz uma analise do teu dia a nível da produtividade e avalia o teu desempenho e procura melhorar no dia seguinte.

↪ Aprender sempre algo novo - É essencial para nos mantermos inspirados continuar a aprender coisas novas. Seja a ler um livro, uma notícia que saia num jornal, ou na revista sobre um assunto que nos interessou, pesquisar na internet artigos interessantes...O importante é nunca estar parado porque a inspiração pode vir de diversos pontos.

↪ Focar em coisas que nos faz feliz - Antes de todo é importante agradecer sempre. Um bom exercício para realizares é todas as manhas pensares em 3 coisas em que te sintas agradecida. Quando agradecemos estamos a focar em coisas boas que estão a acontecer nas nossas vidas e isso traz energia positiva e estimula a nossa vontade de crescer. Reserva um tempo na tua rotina para fazeres coisas que realmente gostes.


Ao trabalhares nestes pontos isto vai  ter um efeito muito mais tranquilo e uma vida cada vez mais inspirada.
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terça-feira, 14 de março de 2017

4 dicas para ter uma boa noite de sono
março 14, 2017 4 Comments

O sono é o período de descanso e relaxamento não só do corpo, mas também da mente. Conseguir relaxar e dormir profundante é a chave para acordar na manha seguinte com disposição para o dia que nos reserva.
Contudo existem aquelas famosas noites em que não conseguimos dormir de jeito nenhum. Contamos carneirinhos, damos voltas e mais voltas na cama...e nada. Ou porque acordamos a meio da noite para ir à casa de banho e depois quando voltamos para a cama já não conseguimos mais pregar o olho, ou deitar e por mais que seja o cansaço, o sono que é bom nada. Há mais fatores mas estes são os mais comuns.

A importância de uma noite bem dormida é sentida quando as pessoas estão muito cansadas e o desempenho nas tarefas diárias não é como deveria ser. O sono suficiente traz também ansiedade, irritabilidade e impaciência, assim como diminui a concentração e parte da memória. Mas para isso não aconteça precisas de saber algumas dicas que são fundamentais para melhorar a qualidade do sono.


#1 Cria um ambiente propicio para dormir
O quarto deve estar com uma temperatura amena, ou seja, nem muito quente nem muito fria, também deve estar escuro e silencioso para criar uma atmosfera agradável e digna de uma boa noite de sono.

#2 Ter o próprio ritual para dormir
O nosso corpo funciona como se fosse um relógio. Se o programares para dormir, repetindo sempre os mesmos hábitos, o corpo vai entender que aquela hora é hora de descansar. Uma hora antes de dormir vai desacelerando. Toma um banho quentinho, bebe um chá ou leite morno, veste um pijama, lê um livro...encontra o teu ritual ideal.

#3 Não beber bebidas com cafeína 
Parece meio óbvio, mas conheço muita gente que bebe café à noite! Evita tudo que seja estimulante. E presta mais atenção aos chás, muitos têm cafeína, por exemplo, o chá verde.

#4 Evita o telemóvel antes de dormir
A luz do telemóvel (ou tablet) e as informações que recebes deles estimulam o cérebro  e faz com que este não esteja em modo de relaxamento. Estipula um horário para colocares o telemóvel de lado e deixa-o até a manha seguinte


Estas são só algumas dicas básicas. É importante referir e não é segredo nenhum, que ter uma boa noite de sono influencia demais a forma como encaramos o dia.



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quinta-feira, 9 de março de 2017

Como tomar decisões
março 09, 20170 Comments

Certas decisões definem o rumo da nossa vida. Quando tomamos uma decisão temos que escolher entre duas opções. Escolher, não é só decidir o que vamos ter, é decidir também aquilo que não vamos ter. O objetivo principal é optar sempre pelo que nos faz bem. mas sem sempre é assim tão fácil.

Se repararmos bem, estamos constantemente a tomar decisões. Sejam elas pequenas, como decidir o que comer ao jantar ou mais complexas, como por exemplo aceitar ou não uma proposta de trabalho. É certo que vamos perder alguma coisa e por vezes nem damos conta disso. É como se houvesse um modo piloto automático no nosso cérebro que cuida da maior parte desse tipo de decisões.
Por isso é importante entender como é que o nosso cérebro lida com certas decisões. E para isso, nada como saber de dois mecanismos principais para o cérebro que precisamos de compreender e controlar.

#Instinto
O instinto é a programação básica do cérebro, que visa única e exclusivamente a nossa sobrevivência. É o que nos dá vontade de comer, discutir...Nós seres humanos, conseguimos suprimir os instintos a nosso favor. Há situações em que o instinto é o único mecanismo adequado. Quando estiveres numa situação difícil e se não tiveres tempo para pensar, confia no teu instinto.

#Emoções
Acontece que o nosso cérebro tem um sistema que nos recompensa quando fazemos algo bom para nos mesmos. Por exemplo, quando comemos chocolate - este liberta dopamina, serotonina e diversas outras hormonas que causam prazer. Assim, codifica as experiências e lembra-nos o que causou prazer ou desconforto. Quando passamos por uma situação parecida com uma que já vivemos, o nosso cérebro aciona certas conexões e faz com que antecipe como nos sentimos da última vez e, de repente, uma decisão parece melhor que a outra. E a isso chama-se intuição. Isto é especialmente importante quando precisas de tomar decisões rápidas, mas, diferente dos instintos, em situações onde não corres risco de vida.

Claro que as emoções e os instintos só devem ser utilizados quando não tivermos tempo. Se tiveres tempo para pensar existe um outro mecanismo muito mais poderoso: a razão

#Razão
A razão permite que utilizes a lógica para fazeres as tuas escolhas. É um processo que acontece de maneira consciente, ou seja, tens que pensar sobre o assunto em questão e isso leva algum tempo. Uma decisão racional requer compares coisas e utilizes conhecimento prévio. Pode levar tempo, mas quase sempre resulta nas melhores escolhas.



Nunca te esqueças que a tua vida é o resultado das tuas escolhas. Tens que assumir as responsabilidades e isso vai levar-te para onde quiseres.
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sábado, 4 de março de 2017

Benefícios da água com limão
março 04, 2017 8 Comments

Sabes aqueles hábitos muito simples que fazem toda a diferença? Beber água com limão é um deles.
O limão é uma fruta tão comum e ao mesmo tempo pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde. Não há ninguém que consiga beber o sumo de limão puro por causa da sua acidez, por isso é que é muito comum adicionar água para ficar mais agradável.

Mas, afinal, quais são os benefícios do limão? E qual é a melhor maneira de tomá-lo para aproveitar ainda mais os seus benefícios?!
Esta mistura pode ser tomada a qualquer temperatura mas, na minha opinião e por experiência própria, é muito melhor beber com água norma do que gelada. O nosso organismo não precisa assim de tanta energia.
A sua preparação é bastante simples. Basta cortar meio limão, espremer para um copo e adicionar 250 ml de água morna. Deve-se beber logo pela manhã, em jejum. É fundamental esperar algum tempo, mais ou menos 30 minutos, para consumir qualquer outra coisa. Isto porque temos que dar tempo para o organismo receber todos os nutrientes da fruta.

Benefícios:

Ajuda na digestão: elimina as toxinas presentes no aparelho digestivo, ajudando a aliviar os sintomas de indigestão. Sempre que abusares demais na alimentação ou sempre que comeres algo que sabes que não te vai calhar bem, toma esta mistura pois ajuda-te a sentir melhor.
Ajuda a emagrecer: o limão contém a fibra pectina (presente nas frutas cítricas) que ajuda a controlar a vontade de comer, mesmo quando temos fome. Lembrando que se bebermos só água com limão e não mudarmos a alimentação, não vamos ter diferenças no peso, uma vez que o limão apenas auxilia. 
O que notei em mim foi que a minha barriga não fica inchada, ou seja, não retenho nenhum liquido ao tomar água com limão pela manhã. Também notei que diminuiu um pouco a minha fome, mas procuro sempre manter uma alimentação equilibrada. 
→ Limpa o organismo: uma vez que elimina as toxinas do corpo, aumenta a função enzimas, estimulando o fígado. 
→ Aumenta a imunidade: a vitamina c é ótima para o nosso sistema imunológico e o sumo de limão é cheio dela. O nível de vitamina c no nosso sistema é uma das primeiras coisas que caem se tivermos estressados, razão pela qual é recomendado sempre ingerir doses extras de vitamina c. 
→ Dá energia: o sumo da fruta favorece o corpo com energia que entra no aparelho digestivo e também ajuda a reduzir a ansiedade e depressão (até mesmo o cheiro de limão tem um efeito calmante no sistema nervoso).


Como viste beber água com limão tem muitos benefícios. E lembra-te de uma coisa: a beleza começa pela saúde e o astral pelo estilo de vida!
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quarta-feira, 1 de março de 2017

Março - Realizar
março 01, 2017 2 Comments
Entre projetos pessoais e profissionais que queremos realizar, a nossa vida está sempre em movimento. Quando há uma paragem inesperada, só pensamos em retomar rapidamente a atividade.

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